Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Curiosidades > Saúde » Saiba diferenciar a renite asma bronquite e sinusite

Saiba diferenciar a renite asma bronquite e sinusite

Tweet Comentar

Muitas pessoas sofrem ou já sofreram dessas quatro doenças, que atingem uma boa parte da população brasileira. Geralmente quem sofre de uma dessas doenças, tem o nariz sensível, e qualquer cheiro diferente é o que basta, como por exemplo, a poeira, cheiro de cigarro, ou até mesmo um cobertor que estava guarda-roupa. Mas ai nos vem a dúvida, como diferenciar uma das outras? A diferença entre elas está na região do corpo que cada uma afeta, pois tudo que termina em “ite”, significa uma inflamação, e o resto do nome indica o local atingido.

Todas essas doenças são causadas por um agente físico, como poluição ao pólen das flores. Quando o tal agente estranho entra em contato com alguma mucosa (pele que reveste partes internas do corpo), o organismo aciona o mecanismo de defesa que podem resultar em uma inflamação, e aí se configura a doença. A asma é um pouco diferente. O nome vem de asthma, palavra grega que significa sufocação, e é uma predisposição do organismo de certas pessoas a reagir ao elemento de uma forma bem mais grave.

Rinite: a região em que essa doença atinge são as mucosas que revestem as cavidades do crânio. Inflamada, a mucosa incha, o nariz entope e produz coriza. O melhor tratamento é uma boa assoada que já expele o agente invasor. Se o problema persistir, pode ser necessário usar descongestionantes e antiinflamatórios. Uma curiosidade, é que os ácaros, parentes microscópicos das aranhas que vivem em locais quentes das casas, são os vilões da rinite.

Sinusite: a sinusite caracterizada por atingir as regiões dos seios faciais (buracos ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos), quando inflamada, essas cavidades acumulam secreções, entopem e dão dor de cabeça, febre e coriza espessa. O melhor tratamento são os descongestionantes e antiinflamatórios. Nos casos mais graves, antibióticos são necessário. O agente não sai com uma assoada e por isso, pode causar inflamação maior ou cair no sangue e se espalhar.

Bronquite: caracterizada por atingir os brônquios que são os tubos que conduzem o ar da traquéia até os alvéolos, ficam contraídos e cheios de secreção, impedindo assim a passar correta do ar. O tratamento pode ser feito com antiinflamatórios e broncodilatadores, que abrem os brônquios e melhoram o fluxo de ar. Xaropes expectorantes também ajudam. Mais de 90% dos casos de bronquite crônica estão relacionada ao tabagismo, os fumantes com doença tossem o tempo todo.

Asma: caracterizada por também atingir os brônquios, que contraídos, dificultam a passagem do ar pode ser tratada usando broncodilatadores que podem vir na forma das famosas bombinhas e antiinflamatórios, e se caso tiverem um ataque de asma e as bombinhas não estiverem presente, pode levar a pessoa ao óbito.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
Saiba diferenciar a renite asma bronquite e sinusite

Palavras relacionadas

, bronquite, diferenciar, renite, , sinusite

Artigos relacionados

Mais informações por email

Jaqueline araujo rodrigues

Desde muito pequena tenho sinusite crises de bromquite.meu nariz coçam muito a noite espirro doi minha garganta de manha to melhor e mais anoite quando me da gripe logo a bromquite vem socorro sofro muito e nao sei direito o que e o que. Tchau


Deixe seu comentário sobre Saiba diferenciar a renite asma bronquite e sinusite

Seu comentário será avaliado

Portal ZUN
  • Unhas de gel como fazer
  • Faculdade de medicina com FIES
  • Adoção de cães SP
  • Previdência social auxílio maternidade
  • Doença de Crohn e gravidez
  • Como fazer maquiagem de caveira
  • Tendências moda masculina inverno
  • Unhas decoradas artísticas copa
  • Adoção à brasileira o que é
  • Emprego de pronomes pessoais