Guia Gratis Brasil » Tratamento » Saiba como identificar e tratar a anemia
Saiba como identificar e tratar a anemia
A anemia é uma das doenças que atingem cerca de 30% da população mundial, suas causas podem ter fator genético ou falta de ferro no organismo. A doença, caracterizada pela falta de ferro no organismo, atinge principalmente crianças, mulheres e idosos. No mundo das mulheres, o problema é cada vez pior, onde 2/3 das mulheres em algum momento da vida podem apresentar anemia. Isso se deve a perda excessiva de sangue pela menstruação, carência de nutrientes ou por causas genéticas.
É nessas horas que informação e bons hábitos alimentares são fundamentais para evitar a doença caracterizada pela diminuição das células sanguíneas vermelhas ou do nível de hemoglobina. A diminuição dessas células reduz o transporte de oxigênio para os tecidos, sendo necessário que a hemoglobina esteja presente em níveis adequados para garantir a oxigenação apropriada de todos os tecidos do organismo. E quando essa oxigenação não ocorre corretamente, temos a anemia, o individuo pode apresentar a sensação de fraqueza, mal-estar e palidez cutânea. Em casos mais graves, podem ocorrer falta de ar e insuficiência cardíaca. Para diagnosticar a doença basta um simples hemograma.
Quando identificada a anemia, sua causa também deve ser investigada para que o tratamento apropriado seja instituído assim que possível. As vezes a primeira manifestação de uma grave doença pode ser uma anemia. O tratamento depende da causa e da gravidade, mas comer alimentos ricos em ferro pode ajudar no tratamento e a prevenir a doença. Beterraba, fígado, grão de bico, ervilha, rapadura, lentilha, cereais integrais, como nozes, castanhas e hortaliças podem complementar o cardápio para o paciente anêmico. Mas também não se deve esquecer de procurar um médico desde a primeira suspeita.
Pois como toda doença , se não for tratada a tempo, a anemia pode piorar substancialmente a qualidade de vida, diminuir o rendimento no trabalho e nas atividades físicas e em casos mais graves, comprometer as funções cardíacas, renal e cerebral. E por mais que a doença possa ser simples, não se pode menospreza-la. É importante a realização de hemogramas pelo menos uma vez por ano.
loading...
Palavras relacionadas
Artigos relacionados
- Dicas para combater a anemia
- É possível tratar pedra no rim durante a gravidez?
- Como tratar a timidez
- Como tratar a caspa de uma vez por todas
- Saiba como manter o bom funcionamento do intestino
- Tratar da catarata
- O que é um Mioma
- Como aparecem e como tratar as espinhas adultas
- Como tratar da caspa com ajuda especializada
- Saiba como controlar e tratar sua ansiedade
- Saiba como financiar o seu computador
- De que forma tratar a queimadura
- O que é obesidade e como tratar
- Saiba porque a soneca melhora a dor de cabeça e piora o sono
- Principais sintomas do inicio da gravidez
- Saiba se você tem a síndrome do pânico
- Saiba porque nossa lágrima é salgada
- Saiba como estar comprando os melhores perfumes
- Entenda mais sobre o Recadastramento Biométrico
- Conjuntivite como tratar
- Saiba porque a ovulação deixa a voz feminina mais aguda
- Saiba como previnir e remediar o mau hálito do seu bicho
- Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de fazer hora extra
- Saiba o que faz na internet
- Saiba qual a diferença entre a gripe e o resfriado
- Como tratar suas quedas de cabelo
- Como tratar gravidez na adolescência
- Como tratar uma pele oleosa
- Missão escola pública
- Saiba mais sobre algumas regras do futsal