Guia Gratis Brasil » Dicas > Saúde » Aprenda a viver sem a insônia
Aprenda a viver sem a insônia
Um dos grandes problemas da atualidade, diante de estresse, trânsito e outros fatores infelizmente resultam em grande maioria da população, é a famosa insônia. É preciso que nós reconheçamos a existência do nosso próprio relógio biológico e assim respeitar seu funcionamento natural, ajudar o próprio organismo a manter um sono melhor. Situação difícil, mas não impossível. Embora este problema atinja homens e mulheres de todas as faixas etárias, a insônia é mais frequente em mulheres da terceira idade após a menopausa.
Mas afinal quantas horas de sono são necessárias para seu repouso? O ambiente do quarto e da cama influenciam realmente no sono? Qual o melhor horário para praticar os exercícios que favorecem o sono e a alimentação adequada antes de dormir? Todas essas perguntas são dúvidas frequentes de milhares de pessoas. A insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono, que acarreta a diminuição da quantidade de horas dormidas. A insônia pode acarretar diversos problemas como reduzir o rendimento do trabalho, causar acidentes de transito, afetar o convívio social e afetivo, prejudicar a aparência por deteriorar a pele e provocar olheiras.
Existem dois tipos de insônia: a primeira é a mais branda que aparece e desaparece de tempos em tempos a outra é a transitória que dura de três a quatro semanas, sintoma muito preocupante, que persiste por mais de 1 mês e pode estar relacionada a graves distúrbios psicológicos. Além disso, outros fatores podem bloquear o sono, como a qualidade do colchão, a ventilação, temperatura e ruídos do ambiente. O sono pode ser restaurador, no sentido de repor as energias e garantir bem estar no dia seguinte, e que a falta de sono acarreta inúmeros problemas. A insônia é desencadeada, geralmente por aborrecimentos, sofrimentos ou perdas, problemas financeiros, saúde e falta de segurança.
Um dos principais causadores da insônia pode ser a bebida alcoólica, que além de fazer mal a saúde pode demorar para chegar o sono e chegar com má qualidade; televisão onde hipnotiza, cigarro que assim como a bebida deve ser evitado; horários irregulares, procure sempre manter horários; ambientes ruins que interferem no sono. Em caso de persistência dos sintomas é preciso procurar um médico e verificar os cuidados necessários a serem realizados.
a WordPress rating system
Palavras relacionadas
Artigos relacionados
- Insônia tem cura
- Economize e aprenda a época certa para comprar as frutas
- Revista Viver Bem aborda assuntos relacionados a decoração
- Aprenda a beijar bem
- Viver e ser feliz
- Aprenda a evitar a gripe e a cuidar de seus sintomas
- Dez dicas para viver melhor cada momento
- Viver intensamente a vida
- Aprenda a afastar as formigas de sua casa
- Viver bem e melhor
- Viver bem estar bem
- Como cuidar de minha saúde
- Aprenda a trocar o botijão de gás com segurança
- Aprenda a decorar seu quarto
- Aprenda a ser um bom DJ e as suas funções
- Dicas de como viver melhor
- Dicas de como viver bem no casamento
- Letra música Ao Teu Lado banda Restart
- Aprenda a controlar o colesterol
- Como viver bem no casamento
- Dicas para evitar as doenças respiratórias e viver melhor
- Como viver feliz
- Aprenda a fazer a barba corretamente
- Como vencer sua timidez
- O que é Transtorno Bipolar
- Aprenda a conviver com a diabetes
- Dicas para garantir uma noite de sono tranqüila
- Aprenda a conviver em harmonia em repúblicas
- Aprenda a comer salada com gosto
- Aprenda a escolher o melhor leite