Guia Gratis Brasil » Saúde » Aprenda a conviver com a diabetes
Aprenda a conviver com a diabetes
A diabetes é uma doença que nos dias de hoje atingem as pessoas independente da idade, podendo atingir as crianças, jovens e adultos. Hoje seja na internet ou não, são amplas as fontes de informações educacionais que podemos obter sobre a diabetes, até mesmo na grande mídia. Na verdade existem dois tipos de diabetes, a diabetes tipo 1 que se caracteriza com um resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano, pois o organismo acha que são corpos estranhos. Isso é chamado de resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lúpus e doenças de tireóide.
Os principais sintomas da diabetes tipo 1 são pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue que podem apresentar muita sede, vontade de urinar diversas vezes, perda de peso, mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual, fome exagerada, visão embaçada, infecções repetidas na pele e mucosa que geralmente demoram para cicatrizar, fadiga, dores na pernas por causa da má circulação. Em alguns casos não há sintomas, mais freqüente na diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitas vezes, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés. Portanto é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.
A diabete tipo 2 caracteriza por ser um fator hereditário maior que no tipo 1. além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na capacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razoes suas células não conseguem metabolizar a glicose o suficiente da corrente sanguínea. Esta anomalia é chamada de resistência insulínica. A diabete 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercícios físicos. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e por fim a combinação destes com a insulina.
Os principais sintomas da diabetes 2 são infecções freqüentes, alteração visual, dificuldade na cicatrização de feridas, que também ocorro no tipo 1, formigamento nos pés, furunculose. Para se ter um controle satisfatório da glicemia os portadores de diabetes devem ser avaliados pela equipe multidisciplinar a cada três ou quatro meses. As consultas servem para orientar as bases do tratamento do diabetes, com educação, dieta, automonitorização e para solicitar exames de rotina, acompanhamento e orientações quanto a ginásticas elaborais e atividades físicas.
a WordPress rating system
Palavras relacionadas
Aprend, conviver, diabetes
Artigos relacionados
- Aprenda a conviver em harmonia em repúblicas
- Economize e aprenda a época certa para comprar as frutas
- Aprenda a beijar bem
- O que é diabetes
- Aprenda a evitar a gripe e a cuidar de seus sintomas
- Aprenda a afastar as formigas de sua casa
- Aprenda a trocar o botijão de gás com segurança
- Aprenda a decorar seu quarto
- Aprenda a ser um bom DJ e as suas funções
- Aprenda a controlar o colesterol
- Viver intensamente a vida
- Aprenda a fazer a barba corretamente
- O que é a sacarose
- Aprenda a viver sem a insônia
- Alimentação correta para diabéticos
- A importância de prevenir a obesidade infantil
- Aprenda a comer salada com gosto
- Aprenda a escolher o melhor leite
- Fumantes passivos consequencias
- Doenças que atingem a saúde dos olhos na terceira idade
- Sites oferecem cursos de Ingles online gratuito
- A dúvida na escolha das frases de camiseta de formatura
- Compra de sibutramina mediante a receita médica
- Como ter uma alimentação saudável
- A economia do Brasil
- Cursos de decoração para festas infantis gratuitos
- Como vencer sua timidez
- Brincar é bom e legal
- Chocolate e espinhas
- Como evitar o aparecimento dos piolhos nas crianças