Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Doenças » A importância de prevenir a obesidade infantil

A importância de prevenir a obesidade infantil

Tweet Comentar

Você é do tipo de pai que se preocupa com a alimentação de seu filho? E você sabe desde quando é preciso se preocupar com o peso de seu filho? Se a resposta é não, então eu sugiro que se preocupe. O conceito de um bebê saudável para muitas pessoas ainda é aquele gordinho. Mas uma pesquisa realizada no Reino Unido na Revista Pediatrics mostrou que os quilos a mais ganhos entre 0 e 5 anos contribuem para aumentar os riscos de obesidade e de doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão no futuro.

A avaliação feita com 233 crianças desde o nascimento até os 5 anos e depois aos 9, mostrou que a maioria do excesso de peso adquirida antes da puberdade acontece nos cinco primeiros anos, independentemente dos quilos ao nascer. E chegar com os ponteiros na balança acima do ideal na puberdade, pode agravar o problema, porque nessa fase há mudanças naturais no corpo dos meninos e meninas. Elas, aliás, acabam engordando mais que eles.

Por isso é importante prevenir desde cedo, pois é fundamental criar bons hábitos alimentares nos primeiros anos de vida. Quanto antes a criança se acostumar a comer bem, menor será a chance de engordar. É preciso que a família toda contribua, mantendo uma alimentação equilibrada e balanceada, com horários certos para as refeições, evitando comidas gordurosas e calóricas. As atividades físicas também deve ser estimuladas. E até os 5 anos o melhor exercício é a brincadeira de criança, de bola, de pega-pega, no parque ou clube.

O cuidado também deve continuar na escola. Verifique se o berçário ou colégio que vai escolher para seu filho é um local em que a filosofia em relação a alimentação se parece com a de sua casa. Observe o que servem nas cantinas e se há estímulos para a criança comer frutas, legumes e verduras. Dietas rígidas também são proibidas, principalmente porque as crianças estão fase decrescimento. O que é preciso é que aprenda a comer certo e que passe por um processo de reeducação alimentar. Como ela cresce, só o fato de manter o peso estabilizado por um período já é um grande avanço. Por isso, sem ansiedade, pois a perde dos quilos extras vai acontecer a longo prazo, sempre com orientação médica.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
A importância de prevenir a obesidade infantil

Palavras relacionadas

, obesidade, prevenir

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92