Guia Gratis Brasil » Relacionamento » Aprenda a conviver em harmonia em repúblicas
Aprenda a conviver em harmonia em repúblicas
Hoje em dia muitos adolescentes ao buscar um futuro melhor têm que abrir mão de conviver com família para viver em repúblicas com outros estudantes, é ai que a pessoa tem que ter muito jogo de cintura, tanto com a convivência, pois cada um tem seu jeito de ser quanto também no controle com os gastos. Morar sozinho tem sim seu lado bom, pois você acaba saindo do ambiente familiar para conhecer pessoas novas, lugares novos e acaba criando uma cabeça diferente. A vantagem da república, é que facilita a criação de laços sólidos de amizade entre estudantes, o que é muito útil para amenizar a saudade de casa e deixar o jovem mais seguro.
A partir do momento que o jovem deixa a casa para conviver sozinho, ele passa a ter uma cabeça mais aberta para o mundo, novas responsabilidades vão surgindo, novas paqueras, estudos e se possível até mesmo um emprego, para ajudar nos gastos, mesmo que os pais estejam dando uma ajuda financeiramente. Antes de montar uma república é recomendável que você se hospede em alguma pensão ou hotel por alguns meses até encontrar colegas com quem queira dividir uma casa. Um dos grandes problemas que o jovem enfrenta ao sair de casa é com os gastos, que geralmente são mal feitos que acabam comprometendo o orçamento ao final do mês, pois uma festa a mais no mês pode consumir parte do dinheiro destinado às refeições e pagar as contas com atraso pode implicar em multas e como conseqüência menos dinheiro no bolso. É a partir daí que o jovem recorre aos pais pedindo uma grana extra para suprir suas necessidades. Segundo economistas a melhor ajuda que os pais fazem é não salvá-los nas horas de aperto, pois sempre que isso acontecer ele já saberá terá a ajuda do pai. Assim o cuidado no mês seguinte será maior, onde o estudante passa a pensar duas vezes antes de fazer gastos desnecessários.
Dentro de uma república todas as contas devem ser divididas por iguais entre os estudantes, independente da condição financeira da família de cada um. A sugestão é o pai abrir uma conta bancária para o filho e depositar todo mês somente o equivalente às despesas. Não devemos nos esquecer que além do valor da condução de casa para a faculdade, existe também o preço da passagem para visitar a família. Com relação a alimentação, a maioria das faculdades tem restaurantes com refeição subsidiada. Nas cidades com tradição universitária há também pensões que fornecem comida caseira de boa qualidade a preço bastante atraente. No caso de uma república as divisões das tarefas domésticas também devem ser por igual, por exemplo, se você fez a janta nada mais justo do que outra pessoa ir lavando as coisas enquanto você cozinha e depois outra pessoa lave a louça da janta. Assim a organização se torna maior e a tarefa menor. Também temos que pensar em organização, pois você deve pensar que a casa não é somente sua, então organização é essencial. Mas nem tudo é mil maravilhas, por exemplo, o horário, um dos estudantes tem provas no dia seguinte e outro chega em casa com amigos para uma festinha e liga o som no ultimo volume, bom é nesta hora que precisa haver senso e limite e saber respeitar o espaço do outro.
Uma das coisas que também gera intrigas é com a comida, por exemplo, você compra pãezinhos e iogurte para o café da manha e um colega, que chega com fome de madrugada vai La e come tudo. A solução é você estabelecer a seguinte regra, pode até comer, mas desde que seja reposto novamente. Para a administração da casa combine um rodízio, deixando as responsabilidades de comprar produtos de limpeza, pagar as contas do mês cada mês com uma das pessoas. Com relação à limpeza, é irritante você querer beber água e não ter um copo limpo no armário, porque todos já estão sujos. A solução é simples cada deve lavar o que sujou. Seja organizado com suas coisas pessoais e jamais pegue roupa emprestada sem pedir, use escovas de cabelo, xampu e desodorante do colega. Não faça da república como se fosse apenas a sua casa, levando pessoas que seus amigos não conheçam, tirando a liberdade de todos. Seguindo essas regras básicas, a convivência será ótima.
loading...
Vídeos Relacionados
Palavras relacionadas
Artigos relacionados
- Aprenda a conviver com a diabetes
- Economize e aprenda a época certa para comprar as frutas
- Aprenda a beijar bem
- Aprenda a evitar a gripe e a cuidar de seus sintomas
- Aprenda a afastar as formigas de sua casa
- Aprenda a trocar o botijão de gás com segurança
- Aprenda a decorar seu quarto
- Aprenda a ser um bom DJ e as suas funções
- Aprenda a controlar o colesterol
- Aprenda a fazer a barba corretamente
- O Intuito das Musicas religiosas
- Viver intensamente a vida
- Aprenda a viver sem a insônia
- Como funciona a Dinâmica do presente
- Aprenda a comer salada com gosto
- Aprenda a escolher o melhor leite
- Sites oferecem cursos de Ingles online gratuito
- A dúvida na escolha das frases de camiseta de formatura
- A economia do Brasil
- Mandar mensagens de paz
- Quais os direitos e deveres de todo trabalhador
- Participar do trabalho voluntário
- Dicas para aliviar a azia e a queimação
- Como vencer sua timidez
- Atividades físicas melhoram o desempenho das crianças na escola
- Brincar é bom e legal
- Como evitar o aparecimento dos piolhos nas crianças
- O esporte e a inclusão social
- Notícias policiais do Rio de Janeiro
- Direitos do paciente Sus