Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Família » Saiba quais os 10 passos para se adotar uma criança

Saiba quais os 10 passos para se adotar uma criança

Tweet Comentar

Você que pretende adotar uma criança e não sabe por onde começar, agora você pode ficar tranquilo pois você não está sozinho. Muitos brasileiros não sabem quais os passos para a adoção, uma pesquisa comprovou que cerca de 37% procuraram crianças em maternidades e 28% em abrigos. Apenas um terço recorria ao local certo, as Varas das Infância e Juventude espalhadas pelo país.

Para ajuda-lo nesta tarefa, ai vão 10 dicas:

1º – Procure o Juizado da Infância e da Juventude mais perto de sua casa para entrar no Cadastro Nacional de Adoção. Ligue antes para saber quais os documentos necessários que deve levar. Pessoas solteiras, divorciadas e judicialmente separadas também podem adotar, desde que sejam maiores de idade e pelo menos 16 anos mais velho que o adotado. A Justiça ainda não prevê adoção por casais homossexuais, mas é cada vez mais comum pais dos mesmo sexo conseguirem registrar a criança no nome dos dois após decisões judiciais.

2º – No cadastro indique o perfil da criança que deseja. Você pode optar pelo sexo, idade, o tipo físico e as condições de saúde. Pense com calma e converse com outros pais para saber o que é bacana e o que não é em cada escolha.

3º – Até dois meses, uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista para conhecer seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Ela também pode achar necessário que uma assistente social visite sua casa para avaliar se a moradia está em condições de receber uma criança.

4º – A partir da informação no seu cadastro e do laudo final da psicóloga, o juiz dará seu parecer. Isso pode demorar mais um mês, dependendo do juizado. E com sua ficha aprovada, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos em território nacional.

5º – Sua ficha não pode ser reprovada. O motivo pode ser desde a renda financeira até um estilo de vida incompatível com a criação de uma criança. Se isso acontecer, procure saber as razões. Você poderá fazer mudanças necessárias ou até mesmo recorrer a Justiça e começar o processo novamente.

6º – Com o certificado em mãos você entrará automaticamente na fila de adoção nacional e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Nesse caso, o processo é diferente, você vai precisar de um advogado para entrar com o pedido no juizado.

7º – A espera pela criança varia conforme o perfil escolhido. Meninas recém-nascidas, loiras, com olhos azuis e saúde perfeita, a maioria dos pedidos podem demorar até cinco anos. A lei não proíbe, mas alguns juízes são contra a separação de irmãos e podem lhe dar a opção de adotar a família toda.

8º – Você é chamado para conhecer a criança. Se quiser, já pode leva-la para casa. Quando o relacionamento corre bem, o responsável recebe a guarda provisória, que pode se estender por um ano. No caso de menores de 2 anos você terá a guarda definitiva.

9º – Depois de dar a guarda definitiva, o juizado emitirá uma nova certidão de nascimento para a criança, já com o sobrenome da nova família. Você poderá trocar também o primeiro nome dela.
As relações de parentesco se estabelecem não só entre o adotante e o adotado, mas também entre aquele e os descendentes destes e entre o adotado e todos os parentes do adotante.

10º – E por fim, lembre-se do mais importante, o vínculo de amor não depende da genética, basta amar e educar.

GD Star Rating
loading...
Saiba quais os 10 passos para se adotar uma criança, 5.0 out of 5 based on 1 rating
Tweet
Tweet Comentar
Saiba quais os 10 passos para se adotar uma criança

Palavras relacionadas

adotar, criança, passos

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92