Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Estudo » João Guimarães Rosa biografia

João Guimarães Rosa biografia

Tweet Comentar

João Guimarães Rosa biografia

Escritor brasileiro João Guimarães Rosa, ele nasceu no dia dezenove de novembro, durante o ano de 1908, na cidade do Rio de Janeiro, e considerado um dos mais importantes escritores de nosso país. Durante sua infância Guimarães Rosa se muda para a casa de seus avós, em Belo Horizonte, e é lá que conclui o primário. No ano de 1925 ele matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, isso quando ele tinha apenas dezesseis anos. Já durante o ano de 1930, ele se casa com Lígia Cabral Pena, e com ela ele tem suas duas filhas: Agnes e Vilma. No mesmo ano Guimarães se forma em medicina, e por isso inicia seu trabalho na cidade de Itaúna, em Minas Gerais, e neste município de Itaúna, que ele começa a ter contato com as coisas, e situações típicas do sertão, estas que foram referências, para que realizasse sua obra. Guimarães foi médico voluntário, na Força Pública, que na atualidade é a Polícia Militar, isso no período da Revolução Constitucionalista, no ano de 1932, logo após este período, ele começa a fazer parte da Força Pública. No ano de 1933, Guimarães vai a Barcelona, e é aprovado num concurso para o Itamaraty, e por isso fica alguns anos, como diplomata na Europa, e também na América Latina. Durante sua candidatura para a Academia Brasileira de Letras, ele é eleito por unanimidade, no ano de 1963. As suas obras: “Magma” 1936, “Sagarana” 1946, “Com o Vaqueiro Mariano” 1947, “Corpo de Baile” 1956, “Grande Sertão: Veredas” 1956, “Primeiras Estórias” 1962, “Campo Geral” 1964, “Noites do Sertão” 1965, “Tutaméia- Terceiras Estórias” 1967, “Estas Estórias (póstumo)” 1969, “Ave, Palavra (póstumo) 1970.
Os romances, assim como os contos que João Guimarães Rosa escrevia eram baseados, no chamado Sertão brasileiro, e as suas palavras trouxeram várias inovações para a linguagem, pois elas continham algumas falas populares, e regionais, o que permitia a criação de neologismos, ou seja, novas palavras, Guimarães também realizava várias inovações, da semântica, e da sintática.
João Guimarães Rosa morre durante o ano de 1967.

GD Star Rating
loading...
João Guimarães Rosa biografia, 2.0 out of 5 based on 1 rating
Tweet
Tweet Comentar
João Guimarães Rosa biografia

Palavras relacionadas

, guimarães, joão, rosa

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92