Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Cultura » História do Dia Internacional da Mulher

História do Dia Internacional da Mulher

Tweet Comentar

A história desse dia conquistado com muito suor pelas mulheres teve seu início dia 8 de Março de 1857, quando funcionárias de uma fábrica de tecidos e costuras fizeram uma greve reivindicando melhores condições para seu trabalho como redução de carga horária, que na maioria das fábricas de tecidos e costura exigia-se até de 16 horas de trabalho diário. Reivindicavam também pela equiparação de salários com os homens, porque naquela época, uma mulher recebia apenas um terço de salário concebido a um homem exercitando o mesmo trabalho e por tratamento digno em seu local de trabalho.
Porém essa manifestação foi reprimida com total violência, essas mulheres foram trancadas dentro da fábrica que inclusive foi incendiada. Neste dia cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato desumano. No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que no dia 8 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, e apenas em 1975, através de um decreto a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao criarem a data, não era apenas a pretensão de comemorar a data. Em quase todos os países, se realizam conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade de hoje. O esforço é para tentar diminuir e até um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos esses avanços, a mulher ainda sofre com esse tipo de agressão, em muitos lugares com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Foram muitas as conquistas já, porém ainda faltam muitas também.
Uma das datas que também marcou foi a instituição do voto feminino nas urnas, isso aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 1932 depois de vários anos de discussões e reivindicações.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
História do Dia Internacional da Mulher

Palavras relacionadas

, Internacional,

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92