Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Atualidades > Curiosidades > Dicas » Desmatamento da Caatinga

Desmatamento da Caatinga

Tweet Comentar

No país inteiro já foram desmatados quase a metade do que há um índice alto se considerarmos que é uma das regiões mais vulneráveis aos efeitos climáticos. Dados confirmados pelo Ministério do Meio Ambiente afirmam que até 2008, 45% do total de 826.411 quilômetros quadrados de mata original já havia sido devastado e os estados mais prejudicados foram o estado da Bahia e o do Ceará.
Dados do monitoramento do desmatamento feito entre 2002 e 2008, revelam que o território devastado neste período foi de 16.576 quilômetros quadrados, o equivalente a 2% de toda a Caatinga.
A maior causa para o desmatamento é o uso do local para fins de produção de carvão e lenha, também usada para atividades agropecuárias.
Segundo Carlos Mink que é ministro do Meio ambiente, “O principal fator de desmatamento da Caatinga é energético, é a conversão de mata nativa em lenha e carvão”.
Grande parte vai às siderúrgicas de Minas Gerais e do Espírito Santo, também para o pólo gesseiro do Nordeste, para o pólo de cerâmica além de pequenas e médias indústrias que usam lenha e carvão.
Considerado o único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga é encontrada 11% no centro do país sendo sua principal localização na região do Nordeste.
De acordo com Minc o ministério passará a monitorar o bioma em razão da riqueza da biodiversidade e da preocupação com os impactos das mudanças climáticas na região; também que o padrão do desmatamento da caatinga é completamente diferente daquele encontrado na Amazônia e no Cerrado, pois ocorre de forma pulverizada.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Tweet

Vídeos Relacionados

Loading...
Tweet Comentar
Desmatamento da Caatinga

Palavras relacionadas

Caatinga, desmatamento

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre Desmatamento da Caatinga

Seu comentário será avaliado