Guia Gratis Brasil » Saúde » Conheça os 14 métodos contraceptivos

Conheça os 14 métodos contraceptivos

Tweet Comentar

A gravidez indesejada é algo que vemos diariamente, muitas mulheres estão engravidando por descuido delas mesmas ou do parceiro, que no final sempre acabam virando mães solteiras, e esse número é maior ainda entre as adolescentes. E para você que tem dúvidas sobre os métodos contraceptivos ai vai a definição de cada um deles.

Camisinha: é o preservativo masculino que é o mais comum e recomendado método anticoncepcional, feito de latéx, ele evita o contato direto das mucosas do pênis e da vagina, ele evita a gravidez e previne as doenças sexualmente transmissíveis.

Camisinha feminina: o preservativo feminino também feito de latéx, evita o contato entre a mucosa do pênis e da vagina, ele é maior, o que permite proteger a vulva, a parte externa do órgão sexual feminino contra a gravidez indesejada.

Pilula: é o método mais comum, que utiliza hormônios para impedir a ovulação, possuindo uma eficácia de 99%, além de diminuir a TPM, evita a endometriose e reduz o fluxo e a cólica menstrual. Mas ela não evita as DSTs.

Pilula do Dia Seguinte: é uma contracepção de emergência, para ser usada quando outro método anticoncepcional falha, com por exemplo, quando a camisinha estoura, impedindo assim a fecundação do óvulo.

DIU: o dispositivo intra-uterino é uma pequena peça de plástico com fios de cobre, colocado no útero, onde destrói os espermatozoides impedindo que eles cheguem até as trompas e fecundem o óvulo.

Diafragma: o diafragma é uma anel de metal coberto por borracha ou silicone que impede a passagem de espermatozoides. É colocado pela mulher antes da relação e pode ser retirado 12 horas depois, sua eficácia gira em torno de 94% sendo menor que a camisinha.

Implante: o implante é uma pequena cápsula inserida abaixo da pele (geralmente na área do braço) que libera regularmente o hormônio etonogestrel, que inibe a ovulação, tem um alto índice de eficácia.

Injeção: funciona da mesma maneira que a pilula, mas em vez de os hormônios serem tomados por via oral, são injetados, podendo tomar mensalmente ou trimestralmente.

Anel vaginal: que é um pequeno anel de plástico flexível recoberto pelos mesmos hormônios da pilula anticoncepcional inserido na vagina. Colocado uma vez por mês, fica no local por três semanas e é retirado para vinda da menstruação.

Adesivo: colocado diretamente na pela uma vez ao mês, libera os mesmos hormônios da pilula anticoncepcional diretamente na corrente sanguínea. Dura uma semana e deve ser substituído três vezes antes da parada da menstruação.

Vasectomia: que é uma cirurgia masculina que corta o canal que leva os espermatozoides até a área do órgão sexual masculino, onde o esperma é produzido.

Laqueadura: a ligação de trompas corta o canal que leva os óvulos até o útero, impedindo o encontro com um espermatozoide.

Tabelinha: é o cálculo fértil a partir da menstruação, para que o casal evite fazer sexo quando o risco de engravidar é alto.

Coito Interrompido: é a interrupção do ato sexual antes da ejaculação masculina, para que ela ocorra fora do corpo da mulher, sendo um método extremamente perigoso, pois o próprio líquido lubrificante do pênis pode conter espermatozoides.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
Conheça os 14 métodos contraceptivos

Palavras relacionadas

contraceptivos, métodos

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92