Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Alimentação » Como reduzir o consumo de sal

Como reduzir o consumo de sal

Tweet Comentar

O sal é essencial para um bom funcionamento do corpo humano, mas ultimamente o brasileiro tem consumido sal em excesso em sua refeições diárias, onde o consumo excessivo pode trazer prejuízos para o organismo. Virou mania do brasileiro colocar aquela pitadinha de sal a mais na salada, na comida, na batatinha frita, sem perceber você acaba ingerindo mais do que o necessário de sal para seu organismo. Composto pelos minerais sódio e cloro, o cloreto de sódio que é o sal que usamos na cozinha está presente em todos os tecidos e fluidos do organismo humano, como, por exemplo, no suor e nas lágrimas. Um homem adulto tem cerca de 250 gramas de sal em seu corpo todo.

O sódio está contido naturalmente na maioria dos alimentos e tem um papel importante em diversas funções do corpo, mas quando consumido em excesso é o elemento diretamente relacionado à hipertensão e outros problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até mesmo casos de câncer gástrico. O cloro também é essencial para uma boa saúde e é fundamental para o processo digestivo. Embora a ingestão diária recomendada para uma pessoa saudável seja de 2,4 g o equivalente a uma colher de chá de sal, o brasileiro consome entre 4 a 6g por dia. Desse total, cerca de 75% é adicionado durante o preparo do alimento, com o objetivo de preservá-lo ou lhe dar mais sabor. O restante está presente naturalmente no alimento.

Você também deve ficar atento aos rótulos das embalagens, pois a nova legislação obriga os fabricantes de alimentos e bebidas incluírem nas tabelas de informação nutricional a quantidade de sódio presente, bem como o valor diário de referencia por porção. Preparar as refeições em casa e evitar os alimentos industrializados são atitudes que ajudam a diminuir o consumo do sal em excesso. Retire o saleiro da mesa, muitas pessoas tem o reflexo de colocar sal na comida quando vêem o saleiro, é algo quase que automático. A quantidade de sal e temperos na maioria das receitas pode ser reduzida pela metade ou até mais sem a mudança perceptível no sabor ou na textura. Abuse de ervas e condimentos, alho, cebola e suco de limão. Eles podem dar um novo saber para o alimento. No restaurante peça para que os molhos sejam servidos a parte ou, se possível, peça para que alguns pratos sejam preparados sem sal.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
Como reduzir o consumo de sal

Palavras relacionadas

consumo, reduzir, sal

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92