Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Saúde » Como funciona uma avaliação física

Como funciona uma avaliação física

Tweet Comentar

Muitas pessoas têm o velho costumo de começar a praticar uma atividade física por contra conta própria, sem ao menos procurar um especialista ou então passar por uma avaliação física. A avaliação física nada mais é do que testes, testes estes que são antropométricos e ergométricos que identificam o estado atual de condicionamento físico, seja muscular, cardiorrespiratório e de gordura. Para iniciar o teste é necessário que se obtenha uma boa anmenese, que nada mais é do que um questionário para verificar seus hábitos alimentares, algumas doenças hereditárias, questões cirúrgicas e atividades físicas.

Muitos testes podem ser feitos na avaliação física como o Bio-impedância que permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica, verificando o nível de água existente no organismo e qualificando o percentual de gordura. No teste de Dobras Cutâneas é analisado por medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em alguma fórmula, já estabelecidas, consideradas como padrão através de vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos no tecido adiposo da pele. O teste neuromuscular verifica a resistência de grupos musculares durante 1 minuto de exercícios repetidos em máxima velocidade. O tempo de duração depende do programa utilizado pelo avaliador físico e da capacidade do aluno em realizar a avaliação. A dinamometria é outro teste que permite a mensuração da força através do equipamento próprio pra teste físico.

Já avaliação postural é o teste que verifica as debilidades na postura corporal, junto do teste de flexibilidade que verifica a capacidade do músculo de se estender ao máximo através de equipamento elaborado chamado de Banco Wells. O peso e a altura também são muito importantes, que serve apenas para adquirir dados de conferência. Ergo espirometria é o teste que nos dá os parâmetros para analisar o vo2 Max que é a capacidade máxima de absorção de oxigênio e definir o limiar anaeróbico, que é o ponto onde a capacidade de remover o ácido lático é menor que a produção do mesmo e definir a predominância da utilização de gordura e carboidratos como fonte de energia.

Para a realização da avaliação física é necessário que algumas observações sejam levadas em conta para prevenir acidentes, como antes dos exercícios físicos fazer um exame médico, na exceder as limitações físicas e psicológicas de cada um, pedir ao orientador um programa de exercícios físicos correto para você, procurar sempre se alongar antes da avaliação física que pode proporcionar um melhor rendimento.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
Como funciona uma avaliação física

Palavras relacionadas

avaliação, Física

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92