Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Estudo » Célula animal e seus componentes

Célula animal e seus componentes

Tweet Comentar

Principalmente para quem ainda estuda ou está prestando algum tipo de curso qual trate sobre a ciência das células agora com a internet pode aprofundar ainda mais nos seus conhecimentos. Como seu próprio nome já diz trata-se da célula que é presente no corpo dos animais, ela foi usada pela primeira vez por Robert Hooke no ano de 1655, ela servia para definir em maior quantidade seus estudos sobre a cortiça analisada através de lentes de aumento.
A teoria celular foi totalmente criada e considerada uma ciência no ano de 1839 por Schleiden e Schwann, segundo eles todo ser vivo era constituído por unidades fundamentais, no caso chamado célula, sendo conhecida hoje como Citologia e responsável segundo estudos comprovados que serve para controlar as reações metabólicas do organismo que ocorre dentro das células.
Como todo o corpo tanto do ser humano tanto dos animais são compostos por cerca de 70% somente de água, depois os outros 30% são separados em sistemas e sais minerais regulador químicos sendo eles: Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Ácidos Nucléicos, Ácidos Desoxirribonucléicos (DNA), Ácido Ribonucléico (RNA) e Trifosfato de Adenosina (ATP).
Membrana Celular
A membrana celular é semipermeável e seletiva, pode transportar materiais passiva ou ativamente.
Transporte passivo – Difusão no sentido dos gradientes de concentração, sem gasto de energia, por exemplo, transporte de glicose.
Transporte Ativo – Movimentação contra gradientes de concentração possui um gasto de energia, por exemplo, boba de sódio que concentra K+ mais na parte inferior do que na parte externa da célula e Na+ mais na parte externa do que no interior.
Transporte facilitado – ocorre quando as proteínas transportadoras ou permeasses modificam a permeabilidade da membrana, acontecendo tanto passiva quanto ativamente.
Seu estudo diz que na verdade ela se distingue da célula vegetal por causa da ausência de parede celular e de plastos, as células animais Eucariontes. Ela é formada por:
Citoplasma Fundamental – Hialoplasma
Retículo Endoplasmático (RE) – Sistema de endomembranas que limita todos os canais e vesículas.
Ribossomos – Grânulos de 15 a 25 nm de diâmetro.
Complexo de Golgi – Sistema de bolsas achatadas e empilhadas destacando-se as vesículas.
Lisossomos – São pequenas vesículas que contêm enzimas digestivas.
Peroxissomos – Pequenas vesículas de peroxidase.
Vacúolos – Cavidades limitadas por membrana lipoprotéica.
Centríolos ou Diplossomos – Organelas constituídas por dois cilindros perpendiculares um ao outro.
Cílios e Flagelos – São expansões filiformes da superfície da célula.
Mitocôndrias – São organelas ovóides ou em bastonete.
FONTE: www.icb.ufmg.br

GD Star Rating
loading...
Célula animal e seus componentes, 4.0 out of 5 based on 3 ratings
Tweet
Tweet Comentar
Célula animal e seus componentes

Palavras relacionadas

animal, Célula, componentes

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92