Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Alimentação » A digestão perfeita começa pela boca

A digestão perfeita começa pela boca

Tweet Comentar

Nós sabemos que cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo. Enquanto os incisivos e os caninos servem para cortar e dilacerar o alimento, os pré-molares e os molares trituram e moem. A pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais. O enfraquecimento dos dentes devido a traumas ou a perda óssea são fatores que agravam este quadro e acometem principalmente os idosos.

É comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando as mandíbulas ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta. As consequências são dores de cabeça, dores musculares na região do pescoço e desgaste dos dentes. Em muitos casos, a melhor solução é optar pelo uso de próteses dentárias. Contudo ela tem que ser de boa qualidade e bem ajustada à boca do paciente, do contrário pode comprometer a mastigação e agravar ainda mais o problema. A pessoa que não possui todos os dentes em boas condições acaba evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carnes, verduras cruas e frutas, devido a dificuldade de mastigar.

É importante incluir no cardápio do dia a dia pratos com couve-flor, brócolis que ajudam a prevenir o câncer no estômago, cenoura e beterraba, ricas em vitaminas A, entre frutas, não pode faltar pêra e maçã que facilitam a digestão, e manga, uma boa fonte de fibras.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
A digestão perfeita começa pela boca

Palavras relacionadas

, começa, digestão,

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92