Guia Gratis Brasil » Bebê » Quais são os primeiros testes feitos em bebês quando nascem
Quais são os primeiros testes feitos em bebês quando nascem
Quando o bebê nasce, a primeira coisa que uma mãe quer saber é se está tudo bem com ele, vendo quando os médicos o colocam do lado dela e se ele possui algum tipo de doença ou problema. Para a identificação desses problemas são feitos alguns exames rápidos nesses bebês aonde ajudam a detectar precocemente quaisquer doenças que não costumam apresentar sintomas imediatos, mas que comprometem a saúde dele já nos primeiros dias de vida.
Na maioria das maternidades rotineiramente o bebê já logo de início passa por dois exames obrigatórios que são o teste do pezinho básico e a tipagem sanguínea. Porém não são só esses testes que devem ser feitos no bebê, há também o teste do pezinho ampliado, o teste da orelhinha e o teste do reflexo vermelho nos olhos, que ainda não são todas as instituições que usam desses métodos embora sempre ter sido recomendado no todo. Para a maior segurança do bebê os pais devem sempre verificar quais foram feitos e se não feitos todos cabe então fazer a solicitação desses exames.
A maioria desses exames são feitos em laboratório, sendo analisada a amostra de sangue do bebê retirado mesmo no calcanhar ou então em alguma veia. Podendo ser feita apenas 48 horas após o nascimento do bebê, se tendo a certeza que o pequeno então já tenha sido alimentado, ativando assim o seu metabolismo. A maioria das doenças em bebês são basicamente desordens metabólicas, confira alguns detalhes mais científicos sobre as doenças dos bebês:
Tipagem sanguínea – nada mais é do que a identificação do tipo de sangue do bebê, sendo de extrema necessidade em emergências médicas e podendo varias entre A, B, AB ou O e seu fator RH que diferencia positivo e negativo.
Teste do pezinho básico – exame que indica se o bebê possui algum tipo de distúrbio ou doença. Livra o bebê de doenças como PKU, THS ou T4, IRT e Eletroforese de hemoglobina; sendo obrigatório em todos os recém-nascidos.
Teste do pezinho ampliado – é capaz de detectar no bebê outras mais 30 doenças, onde o exame pode variar em extensão. Livrado dos principais como a hiperplasia congênita da supra-renal, galactosemia, deficiência da bionitidase, deficiência de G6PD e toxoplasmose. Os quais não são obrigatórios, porém podem ser indicados pelo pediatra.
Teste da orelhinha ou triagem auditiva – verifica se o bebê possui a audição perfeita, aonde se detectados problemas precocemente facilitam a reabilitação e a aquisição da fala. Também não é obrigatório, mas costuma ser oferecido nas maternidades privadas.
Reflexo vermelho – descarta qualquer problema presente no bebê como a presença d tumores ou catarata. Sendo feito através de um aparelho que emite luz e produz uma cor avermelhada nos olhos do bebê saudável. Não é obrigatório e não costuma ser cobrado.
Fonte: Revista crescer
loading...
Palavras relacionadas
bebês, feitos, nascem, primeiros, Testes
Artigos relacionados
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92