Guia Gratis Brasil » Doenças » Principais doenças respiratórias de inverno

Principais doenças respiratórias de inverno

Tweet Comentar

As estações do ano mais frias e úmidas se aproximam e trazem junto o aumento dos casos de doenças ligadas ao sistema respiratório. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade. É muito difícil alguem passar impune e não ficar pelo menos com seu nariz vermelho e entupido, surgirem alguns espirros e ter a irritante sensação do nariz escorrendo.

Vários fatores favorecem a disseminação de doenças respiratórias como aglomerações de pessoas, clima frio, mudanças bruscas e constantes de temperatura, o estado nutricional e imunológico, fatores emocionais e a presença de algum tipo de doença crônica em especial as de pulmão. Os vilões mais comuns, responsáveis pelas doenças respiratórias e desconforto nesta época são os vírus e bactérias. Não devemos esquecer que as enfermidades relacionadas com as doenças alérgicas também podem ser um complicador. E quando sabemos as características e sintomas das doenças fica mais fácil combate-las. Veja logo abaixo as doenças mais comuns do inverno:

Resfriados: geralmente são provocados por vírus que comprometem a laringe, faringe e a nasofaringe. Surge um discreto mal-estar. Os sintomas costumam ser mais leves e as rotinas de vida não são interrompidas. Em geral dura dois ou três dias.

Gripe: o causador também é um vírus (influenza) que tem inúmeras variantes e sofre constantes mutações. Compromete as mesmas regiões do resfriado somando-se a traquéia e os brônquios. Os sintomas de febre, prostração, forte mal-estar, tosse e dor no peito levam a pessoa, muitas vezes a interromper suas atividades do dia a dia. Estão são as principais características que diferenciam a gripe do resfriado comum. O estado gripal pode estender-se por mais de vinte dias.

Pneumonia: os principais agentes causadores são bactérias e vírus. A presença de tosse, expectoração, dor no peito ou nas costas, prostração, febre e falta de ar, em alguns casos são as características mais comuns. Normalmente a pneumonia é adquirida na comunidade, fora do ambiente hospitalar por pessoas saudáveis. Apesar de ter cura quando tratada, ainda hoje é responsável pela morte de milhares de pessoas, principalmente crianças e idosos. Para gripe, resfriados e pneumonia viral o tratamento é sintomático. Já na pneumonia bacteriana, recorre-se ao antibiótico. Outras doenças do sistema como tuberculose, bronquite, asma, sinusite, otite e a amidalite não podem ser esquecidas e também devem ser tratadas.

GD Star Rating
loading...
Tweet
Tweet Comentar
Principais doenças respiratórias de inverno

Palavras relacionadas

doenças, Inverno, , respiratórias

Artigos relacionados


Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92