Guia Gratis Brasil » Cultura » Costumes alimentação e crenças dos índios
Costumes alimentação e crenças dos índios
Em 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios. Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, a popolução indígena estava entre 68 a 100 mil habitantes. E por essa grande redução podemos nos perguntar, será o fim dos índios? Apesar do Dia do Índio ser comemorado no dia 19 de abril, não se tem nada para comemorar, algumas tribos indígenas foram quese executadas por inteiro na década de 70 em diante, quando estavam fora de seu habitat, quase chegando a extinção. E o que hoje poderia parecer impossível está acontecendo, o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais, chegando a uma taxa de crescimento de 3.5% ao ano, superando a média nacional que é de 1,3%.
Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pela natureza, onde eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem instrumentos necessários para estas atividades, sendo que a terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento. Nos grupos existem uma divisão de tarefa por idade e por sexo, em geral cabe as mulheres o cuidado com a casa, das crianças e das roças e aos homens cabe a responsabilidade pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva) e pela colheita de alimentos na floresta. Os mais velhos – homens e mulheres – adquirem grande respeito por parte de todos, o pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual. Os índios vivem em aldeias e muitas vezes são comandados por chefes, que são chamados de caciques, tuxánas ou morubixabas, e a transmissão de chefia pode ser hereditária de pai para filho ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, na tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias.
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para a outra. Estes ritos se ligam a gestação e ao nascimento, a iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e outras situações. Alguns também acreditam em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes. A arte dos índios se mistura a vida cotidiana, a pintura corporal, que é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, com também pode ser utilizada como enfeite. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena, alguns também realizam trabalhos em madeira, cerâmica, cestária que pode variar do tipo de palha que são feitos, e associam a música instrumental ao canto e dança.
loading...
Palavras relacionadas
Alimentação, Costumes, crenças, índios
Artigos relacionados
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92