Guia Gratis Brasil » Gravidez » Como tratar gravidez na adolescência
Como tratar gravidez na adolescência
A primeira vez nunca se esquece. Para muitas adolescentes nem sempre essa lembrança está associada uma saudável sensação. Divididos entre hormônios e a responsabilidade, as adolescentes iniciam a atividade sexual cada vez mais cedo e aumentam os riscos da gravidez precoce e indesejada. A experiência da gravidez afeta de modo profundo e completo a vida das mulheres que a vivenciam, modificando-a definitivamente. A fase da adolescência, entre os 10 e 19 anos, também é um momento especial, onde os meninos e as meninas iniciam essa fase cada vez mais cedo.
A adolescente ao descobrir que está grávida automaticamente sua cabeça entre em turbulência, pois as transformações não são apenas exteriormente como também psicologicamente. Isso também ocorre com o menino que descobre que vai ser pai, suas preocupações também são enormes, tudo porque querem apenas curtir o momento de prazer e muitas vezes acabam esquecendo de usar algum tipo de proteção, como a camisinha. O grave é pensar que a cada dia que passa esse número cresce descontroladamente onde cada vez mais meninas de 14 a 19 anos estão assumindo a responsabilidade de ser mãe ou muitas vezes não assumem nada.
A adolescência se caracteriza por um período de novas descobertas, novos amigos, uma vida social mais ampla, assim quando ocorre a gravidez, tudo isso pode ser interrompido, todo esse processo de desenvolvimento próprio da idade, passa a ser substituído por responsabilidades e papéis de adulta antes da hora, já que na situação em que se encontra a menina se vê obrigada a dedicar-se aos cuidados maternos. O prejuízo vem sempre em dobro, pois a menina não é nem adolescente plena e nem adulta inteiramente capaz de lidar com a situação. E ao engravidar a jovem tem de enfrentar, paralelamente, tanto os processos de transformação da adolescência quanto os da gestação, sendo que nesta fase da vida pode representar uma sobrecarga de esforços físicos e psicológicos, necessitando é claro do apoio da mãe.
Um dos grandes problemas da gravidez na adolescia é revelar a família a gravidez e assumir a culpa, fazendo com que as adolescentes iniciem tardiamente o pré-natal, o que possibilita complicações e aumento do risco de terem bebês prematuros e de baixo peso. E viver esse momento de adolescência, cuidar da gestação e mais tarde do bebê não é fácil, sendo ainda mais complicado para quem estuda e trabalha, chegando ao ponto de abandonar os estudos, o mesmo acontece com o jovem que se torna pai, ele esta envolvido em uma dupla tarefa de lidar com as transformações próprias da adolescência e das da paternidade, muitas vezes abandonando a mãe. E por ai que percebemos que gravidez na adolescência não é brincadeira. Sexo faz parte desta fase, mas sempre com proteção.
loading...
Palavras relacionadas
Artigos relacionados
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/ggbrasil/public_html/wp-content/themes/b120305/single.php on line 92